"Somos como águias enjauladas; mas mesmo por detrás das grades podemos olhar os céus expansivos e extrair inspiração de uma estrela." Pensamentos para aspirantes- Sri Ram

Vida


A Matéria, a Vida e a Consciência são três aspectos de uma Unidade invisível.

Há muitos aspectos que guiam a evolução, três deles são os seguintes:

1º - Um impulso interno da vida e um estímulo externo do ambiente são ambos necessários ao crescimento da vida; sem os choques, a vida permaneceria adormecida; com o estímulo externo apenas, mas sem o impulso interno, permanece morta a forma.

2º - A vida evolui construindo e destruindo.

3º - Quanto mais a vida evolui, tanto mais consciência é libertada. Uma forma preenche satisfatoriamente a finalidade evolutiva quando através dela pode manifestar-se plenamente a consciência encerrada na vida que anima.

Foto de: Stelya Pereira

Viver simplesmente, pouco significa para a vida; mas, pensar, sentir, aspirar, ser intuitivo, ainda que de modo vago, eis pelo que toda a Natureza se esforça. Não há um só electrão que não aspire de modo vago a tornar-se um representante mais perfeito da Força divina da qual é um canal; cada planta e cada animal, das profundezas do seu pensamento e dos seus sentimentos, espera e esforça-se em silêncio por conseguir ser um reflector maior da Vida divina que contém. A vida esforça-se incessantemente por ser cada vez mais auto-consciente, e acima de tudo, por ser consciente do Grande Plano e da sua alegre participação nesse Plano.

Jinarajadasa
Fundamentos de Teosofia

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin