"Somos como águias enjauladas; mas mesmo por detrás das grades podemos olhar os céus expansivos e extrair inspiração de uma estrela." Pensamentos para aspirantes- Sri Ram

Viver o Agora

“Podemos ter um conceito errado do que se entende por acção no presente imediato. Posso fazer algo que seja um mero capricho, proceder pela influência de um impulso momentâneo, ceder facilmente ao que se chama tentação e posso pensar que estou actuando no presente imediato. Há pessoas que chamam a si próprias existencialistas, que vivem no presente desta maneira. Mas essa é a existência que foi condicionada de diferentes modos. O presente imediato, em tal caso, não representa a riqueza da vida, mas somente reacções mecânicas resultantes de uma existência superficial influenciável.


Na realidade, para actuar no presente é preciso possuir uma natureza que seja capaz de tal acção. Cada um deve provocar em si mesmo esta mudança mediante a qual tudo o que se arrasta do passado, com as suas rigidezes, o ciúme de fundo, a acumulação, as impurezas, etc., fique liquidado. Então, a nossa natureza vem a ser como a água pura e cristalina que emana e brilha, e em todo o momento é capaz de actuar com toda a totalidade de si mesma, completamente livre de obstáculos. Nessa acção há percepção, há amor e há beleza.”

Acção no presente imediato
N. Sri Ram

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin