"Somos como águias enjauladas; mas mesmo por detrás das grades podemos olhar os céus expansivos e extrair inspiração de uma estrela." Pensamentos para aspirantes- Sri Ram

A Nobreza do Homem


“É da virtude, e não do nascimento, que provém a nobreza do Homem.

- Valho mais que tu; meu pai foi cônsul, eu sou tribuno e tu não és nada.
Se ambos fossemos cavalos, e tu me dissesses: - O meu pai foi o mais veloz cavalo do seu tempo, e eu disponho de muito feno, de muita cevada e de um magnífico arreio, eu te responderia: - Acredito no que afirmas; mas vamos comer.
Não há no Homem alguma coisa de lhe seja peculiar, como a corrida de cavalo, e por meio da qual se lhe possa conhecer a qualidade e julgar o seu mérito? Não é o pudor, a honradez, a justiça?
Mostra-me, pois, a vantagem que sobre mim tens nisso, faz-me ver que vales mais do que eu, como Homem, porque se me dizes: posso relinchar ou escoicear, respondo-te que a tua vanglória se estriba numa qualidade própria de um asno ou de um cavalo, e nunca de Homem.”

Epicteto

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin