"Somos como águias enjauladas; mas mesmo por detrás das grades podemos olhar os céus expansivos e extrair inspiração de uma estrela." Pensamentos para aspirantes- Sri Ram

Deus está no Homem - O Homem em Deus



“E como invocarei o meu Deus – meu Deus e meu Senhor – se ao invocá-lo, o invoco sem dúvida dentro de mim? E que lugar há em mim, para onde venha o meu Deus, para onde possa descer o Deus que fez o céu e a terra? Pois será possível – Senhor meu Deus – que se oculte em mim alguma coisa que Vos possa conter? É verdade que o céu e a terra, que criaste e no meio dos quais me criaste, vos encerram?

Será, talvez, pelo facto de nada do que existe poder existir sem vós que todas as coisas Vos contêm? E assim, se existo, que motivo pode haver para Vos pedir que venhais a mim, já que não existiria se em mim não habitásseis? Não estou no inferno e, contudo, também Vós lá estais, pois «se descer ao inferno, aí estais presente».

Por conseguinte, não existiria, meu Deus, de modo nenhum existiria, se não estivésseis em mim. Ou antes, existiria eu se não estivesse em Vós «de quem, por quem e em quem todas as coisas subsistem»? Assim é, Senhor, assim é. Para onde vos hei-de chamar, se existo em Vós? Ou donde podereis vir até mim? Para que lugar, fora do céu e da terra, me retirarei, a fim de que venha depois a mim o meu Deus que disse: «Encho o céu e a terra»?”

Confissões
Santo Agostinho

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin