"Somos como águias enjauladas; mas mesmo por detrás das grades podemos olhar os céus expansivos e extrair inspiração de uma estrela." Pensamentos para aspirantes- Sri Ram

Pensamentos Antigos para o Presente

“Enchemo-nos de ira cada vez que perdemos ou que nos roubam algo do que chamamos nossas propriedades. Mas, na verdade, não nos importa perder a mais sagrada propriedade: dividimos a nossa alma entre mil caprichos e desperdiçamos o tempo sem o medir com moedas.

Todos precipitam as suas vidas e padecem pelo desejo do futuro, pelo tédio do presente. Isso é assim, porque se as suas vidas estivessem cheias de rectas acções não haveria maior prazer do que aquele que se obtém em cada dia.

Sossegado está aquele que tem consciência do seu sossego.

A simples erudição, a acumulação de conhecimentos, não diminui os nossos erros, nem controla as paixões, nem nos torna mais fortes, nem mais justos, nem mais generosos. Sossegados são os que se dedicam à sabedoria e não só aproveitam a sua própria existência mas também acrescentam a experiência de todas as épocas, reflectidas nos homens avançados que nos deixaram as suas doutrinas.

O sábio recolhe e reúne num só todos os momentos: O passado, o presente e o futuro, enquanto que o ignorante esquece o passado, desconhece o presente e teme o futuro.

Queixa-mo-nos de que os outros não nos entendem ou que então nos olham com desprezo. Antes de exigir a atenção dos demais, por acaso cumprimos com o facto de atendermos a nós próprios?”

"A Brevidade da Vida"
Séneca

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin