"Somos como águias enjauladas; mas mesmo por detrás das grades podemos olhar os céus expansivos e extrair inspiração de uma estrela." Pensamentos para aspirantes- Sri Ram

A Polaridade




“O Quarto Grande Principio Hermético – O Princípio da Polaridade – contém a verdade que todas as coisas manifestas têm dois lados, dois aspectos, dois pólos opostos, com muitos graus de diferenças entre os dois extremos. Os velhos paradoxos, que ainda deixaram perplexa a mente dos homens, são explicados pelo conhecimento deste Princípio. O homem também reconheceu muitas coisas semelhantes a este Princípio e tentou exprimi-lo por estas máximas e aforismos: tudo existe e não existe ao mesmo tempo, todas as verdades são meias-verdades e todas as verdades são meio-falsas, há dois lados em tudo, todo o verso tem o seu reverso, etc.”



Kybalion

2 comentários:

lusibero disse...

AZOTH: perdemos o contacto, depois da sua visita ao LUSIBERO. AGORA , fui à sua procura, e cá estou eu a comentar este seu post. Na realidade, o mundo é a branco e preto, o BEM e o MAL, a eterna dualidade com a qual temos de viver e ,principalmente, de aprender a viver com ela. Em cada um de nós , há os dois polos e temos que viver, com o equilibrio que soubermos encontrar.
ABRAÇO de LUSIBERO

Azoth disse...

Um bem haja, Maria.

De facto, ultimamente tenho estado um pouco ausente desta vivência cibernética. Em muitos blogs, fazendo leituras a vários artigos tem faltado o tempo para os comentar.

Diz a lição que o maior "mal" é quando tomamos partido do "bem" ou do "mal" e de um dos lados combatemos o outro. O maior "bem" é aprendermos a lição que o contraste dos opostos sempre causa,tal luz e trevas que delineiam um objecto, elevando-nos no sentido da virtude.

Obrigado pela sua visita e volte sempre.

Fraternamente

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin