"Somos como águias enjauladas; mas mesmo por detrás das grades podemos olhar os céus expansivos e extrair inspiração de uma estrela." Pensamentos para aspirantes- Sri Ram

Palavras de um Mestre

“Ninguém pode obter um verdadeiro conhecimento de si mesmo sem enfrentar a adversidade e subjugar as dificuldades. Mas ao desenvolver o dinamismo para subjugar, não deve haver nada no Espírito de agressão e engrandecimento.

Hercules lutando com a Hidra

No momento em que estamos conscientes de um impedimento, na nossa natureza, àquele preenchimento que toda a vida inconscientemente busca, estamos no caminho da sua abolição.


A alegria e a dor, o alcançar e o retroceder – todos são reunidos finalmente na experiência de uma realização da qual nada daí em diante pode abalar-nos.

É a direcção do nosso progresso que importa – não onde estamos no presente.


O homem, na sua própria natureza verdadeira, é eternamente livre e bem-aventurado; ele necessita apenas compreender esta verdade e conhecer-se a si próprio, afastando-se de todas as outras coisas que não o seu Eu. Somente isto constitui a sua verdadeira libertação."

N. Sri Ram



1 comentário:

Lumenamena disse...

Para o ser humano é muito difícil ser sincero consigo mesmo. O critério de avaliação para as outras pessoas é um, mas para si próprio é outro.
O ser humano é capaz de enganar a si próprio sobre as muitas coisas que faz de errado, alegando para si mesmo que não cometeu o erro. Em última instância protege a si mesmo com o "benefício da dúvida". É menos arriscado conceder a liberdade a um criminoso do que condenar um inocente.
Para transpôr o Ego é necessário fugir ao mero conteúdo. Conhecer a si mesmo é ser-se mesmo, é deixar de se identificar com o seu conteúdo.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin