"Somos como águias enjauladas; mas mesmo por detrás das grades podemos olhar os céus expansivos e extrair inspiração de uma estrela." Pensamentos para aspirantes- Sri Ram

21 de Junho - Solstício de Verão


Hoje é o dia mais longo do ano. No calendário, encontramo-nos diametralmente no ponto oposto ao dia que entre nós ficou conhecido como Natal, festividade esta que deve o seu nome à festividade Romana Natalis Solis Invicti. Esta festividade celebrava o nascimento do sol invicto, o sol interior, aquele cujo trono é o coração.
Se no natal nasce O Sol da Meia-Noite, o Sol oculto, ou seja, o nascimento do Deus solar Mitra (na Pérsia); Osíris (no Egipto); Dionísio (na Grécia); Atis (na Fenícia); Cristo (na tradição Cristã), alegoricamente, no solstício de Verão, nasce aquele que antecede o Sol e que o enuncia. O Cristianismo mitificou esta personagem pelo nome de São João Baptista. Daí que se comemore por estas alturas as festas de São João, com as suas fogueiras tão típicas. Fogo este que é uma das chaves para compreender estas comemorações, símbolo do poder solar, símbolo do poder espiritual, símbolo da criação.

1 comentário:

diana disse...

Gostei. Não sabia disso. Aprende-se muito neste blog.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin