"Somos como águias enjauladas; mas mesmo por detrás das grades podemos olhar os céus expansivos e extrair inspiração de uma estrela." Pensamentos para aspirantes- Sri Ram

Druidas


“Casta sacerdotal que floresceu na Britania e na Gaulia. Eram iniciados que admitiam mulheres na sua Ordem Sagrada, iniciando-as nos Mistérios da sua Religião. Nunca escreveram os seus versos sagrados e os seus ensinamentos, tal como os Brahmanes da Índia antiga, apenas os confiavam à memória; um feito que, segundo uma texto atribuído a César, demoraria cerca de vinte anos a ser alcançado.
Como os Parsis, não tinham qualquer imagens ou estátuas dos seus Deuses. A Religião Celta, consideravam uma blasfémia representar qualquer Deus mesmo sendo um Deus menor.”

Glossário Teosófico
H.P.Blavatsky


“ Na hierarquia social, os Druidas eram os sacerdotes dos Celtas. Não formavam uma casta hereditária dado que qualquer pessoa tinha a possibilidade de iniciar-se como druida.O seu ensinamento compunha-se de três mandamentos:

1º-Obediência às leis divinas. Sendo Deus considerado como Inteligência cósmica (os gregos falavam de «Logos-Inteligência», esta obediência pressupõe que existe no homem o princípio de Vontade, característico da Divindade.

2º-Interesse pelo bem-estar do meio social, quer dizer da humanidade e do clã. Isto exige uma noção de Amor, segunda característica desta divindade com múltiplas formas que não pode ser representada.

3º-Suportar com coragem todos os embates da vida, quer dizer ser-se estóico, ter uma filosofia de vida. Como a História o demonstrou, estes povos tiveram uma enorme capacidade para aguentar o sofrimento e para enfrentar a adversidade. Para que isto seja possível é necessário a Inteligência: para saber calar e renunciar quando é preciso, e agir no momento exacto.
A característica desta divindade, que é ao mesmo tempo Una e Tripla é estar dividida em três, seguindo as três virtudes básicas: Vontade, Amor e Inteligência.Estes três «mandamentos» podem ser vividos individual ou colectivamente e estão relacionados com os três graus de sacerdócio.”

Fernand Schwarz

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin